Biografia

Helio Santos inicia a sua carreira de ativista em meados dos anos 1970 em São Paulo. Em 1984 participa da fundação da primeira iniciativa do estado brasileiro para trabalhar a questão do negro no pós-Abolição, sendo o presidente fundador do Conselho da Comunidade Negra do Estado de São Paulo – órgão pioneiro que induziu várias iniciativas semelhantes em todo o País. Se origina daí as primeiras políticas públicas voltadas para a correção das históricas desvantagens da população negra no campo da Educação e do mercado de trabalho.

Mestre em Finanças e Doutor em Administração pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo. Lecionou em diversas instituições como PUC-Campinas e Universidade São Marcos no estado de São Paulo. Atualmente, leciona na Fundação Visconde de Cairu (Salvador) no mestrado em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social.

Consultor na área de Responsabilidade Social Corporativa com foco na Gestão da Diversidade tendo prestado serviços em importantes instituições do primeiro, segundo e terceiro setor. Como professor tem orientado estudos e dissertações nos últimos 20 anos nas áreas da Tecnologia Social, Economia Criativa, Gestão Social e Desenvolvimento Humano.

Helio Santos coordenou em meados dos anos 1990 no âmbito do governo federal um grupo precursor que colocou na agenda pública as políticas de ação afirmativa (Políticas de Cotas) para a população negra. É um dos fundadores do IBD – Instituto Brasileiro da Diversidade, organização não governamental com foco na Gestão da Diversidade. Preside o Conselho Deliberativo do Fundo Baobá, entidade voltada para o fortalecimento das organizações que trabalham pela equidade racial no país.

Helio Santos é mineiro de Belo Horizonte. Produziu artigos acadêmicos, ensaios jornalísticos e textos sobre uma vasta gama de tópicos referentes ao desenvolvimento sustentável e políticas públicas de inclusão. Nos últimos 5 anos proferiu dezenas de conferências e palestras sobre aqueles temas. É autor do livro A busca de um caminho para o Brasil: a trilha do círculo vicioso, ensaio que tem como tema o desenvolvimento socioeconômico nacional com sustentabilidade (Editora Senac), 2001. Também é autor de O homem lésbico, romance em que se evidencia um tipo de homem mais adequado à sensibilidade feminina na contemporaneidade (Editora Global), 2011.

Anúncios

2 opiniões sobre “Biografia”

  1. ancestral disse:

    Assuntos sempre atuais , necessários e urgentes , queridíssimo Helio Santos. Obrigado por compartilhar conosco mais este poderoso instrumento. Abraço. Jurema.

    Curtir

  2. Costumo chamar de “cabeça” pessoa com opinião única e que ousadamente conseguem expressar seus anseios, coragem e bravura. Hélio Santos é uma dessas pessoas. Parabéns!

    Curtir

Deixe um comentário - Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do Professor Helio Santos:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s