Tags

, , , ,

– Governador Fecha Secretaria De Políticas Para Mulheres E Inventa Uma Secretaria Especial Para Sua Própria Mulher –

Foto: Luiz Chaves/ fotospublicas.com

Foto: Luiz Chaves/ fotospublicas.com

O governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, alegando a necessidade de “equilibrar as finanças” do estado acaba de criar um novo tipo de disparate político, onde a desfaçatez se associa ao escárnio.

A Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres – SPM/RS, após diversas iniciativas que empoderararm e propulsaram a cidadania da população feminina daquele estado, foi defenestrada sem nenhuma base efetiva que justificasse a sua extinção.

Os parlamentares da base do governador Sartori perpetraram esse retrocesso em um estado reconhecido pela sua vocação democrática. Algumas ativistas chegaram a ser hostilizadas por esses “representantes do povo” ao reivindicarem a manutenção da SPM/RS.

Aquelas e aqueles que imaginam que o absurdo se restringiu à extinção que alegava a necessidade de redução de gastos, saibam que o senhor Ivo Sartori pode não ser um aliado das mulheres de seu estado, mas o mesmo não se dá com a primeira dama – isto mesmo; com a sua própria mulher! -, em virtude de ele ter “inventado” para a própria uma bizarra asponeria denominada “Secretaria de Estado Extraordinária do Gabinete de Políticas Sociais”. O disparate se completa quando se sabe que já existe no estado a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social a qual já cumpre aquelas funções que a senhora Sartori em tese deverá cuidar.

O assustador no Brasil de hoje é que ao se falar em reduzir gastos não se contabilizam os custos de oportunidade que o país paga. Como atribuir valor à defesa da cidadania das meninas e mulheres do Rio Grande do Sul? Quem paga a conta deste amargo retrocesso? Mais: como medi-lo?

Poderíamos estender digressões várias sobre esse espetacular equívoco, mas penso que devo “baixar a bola”, quando observo a qualificação dos figurantes participantes desse triste episódio. Convenhamos: trata-se ou não de algo que tem a ver com falta de vergonha na cara?

– Esta seção cuidará de fatos inusitados e absurdos que ocorrem em pleno século 21 na terra brasilis, quando o bom senso e a coerência desaparecem –

Anúncios